Projeto Viveiros Nativos


O Projeto Viveiros Nativos foi criado para garantir de forma sustentável a melhoria da qualidade de vida para jovens e agricultores ligados à APIVALE, além de contribuir para a recuperação e conservação do ecossistema da região do Vale do Rio D'una.   A produção e a comercialização de mudas nativas é uma alternativa de renda familiar, preservando o meio ambiente na sua biodiversidade e na defesa da água.  
            O Projeto consiste na montagem e manutenção de 04 viveiros, sendo 01 viveiro escola e 03 viveiros nativos, com capacidade de produzir até 45 mil mudas/ano cada um. Para o trabalho de produção e comercialização das mudas serão selecionados e capacitados 50 jovens aprendizes e 05 agricultores monitores em situação de risco social.  Os escolhidos participarão de oficinas para aprender como produzir e classificar as mudas de espécies nativas.
            O Projeto Viveiros Nativos é uma ação que contribui para a sustentabilidade ambiental, pois através do plantio das mudas nativas podemos recuperar o que foi degradado pelo homem durante tantos anos. 
            Esta é uma atitude de protagonismo social da APIVALE em convênio com a ELETROSUL. O Projeto estimula o empreendimento social ao mesmo tempo em que gera renda para pessoas que praticam a Agricultura Familiar.

 

Projeto apresenta primeiros resultados à Eletrosul

A equipe do Viveiros Nativos esteve reunida na última quarta-feira, dia 1º de novembro, na sede da Eletrosul em Florianópolis, para apresentar as atividades já desenvolvidas e os primeiros resultados conquistados pelo Projeto, bem como o relatório financeiro do convênio entre a APIVALE  e a Eletrosul.
A audiência realizada no auditório Rio Grande do Sul no Edifício Sede da Eletrosul no bairro Pantanal, contou com a presença de três representantes da Eletrosul, membros do Departamento de Patrimônio e Meio Ambiente (DPM): José Renan Bertuol – Engenheiro e Coord. Técnico do Convênio, Stela Perboni – Agrônoma e Responsável Técnica pelo Convênio e Raquel Perottoni – Advogada e Responsável Jurídica.
As atividades que estão sendo exercidas na região de Paulo Lopes/SC foram apresentadas pelo Coord. Geral do Projeto, Octalício Neto, por meio de slides com fotografias que registram todo o trabalho que vem sendo feito para a construção dos viveiros.
Na ocasião o presidente da APVALE, Antônio da Silva, entregou aos representantes da Eletrosul, três (03) mudas produzidas pelo próprio Projeto, e uma (01) lembrança que simboliza uma muda de árvore feita artesanalmente, com material reciclável, utilizando PET e madeira reaproveitada.
Também estiveram presentes na reunião a Coordenadora de Comunicação, Éveli Queiroz, o atual Secretário Geral da APIVALE, Glaico Sell, o Viveirista integrante do Projeto, Jolney Sell, o Agrônomo responsável pelo Projeto, Augusto Pegas e os representantes da Prefeitura de Paulo Lopes, Luiz Mesquita, Secretário de Turismo e Meio ambiente e Celinho, Secretário da Agricultura e Transportes.
O Projeto Viveiros Nativos é uma iniciativa sustentável da APIVALE e conta com a gestão do CONSULTOR SOCIAL, equipe multidisciplinar especializada em projetos socioambientais. Consiste na montagem e manutenção de 04 viveiros, sendo 01 viveiro escola e 03 viveiros nativos, com capacidade de produzir até 45 mil mudas/ano cada um. Este projeto é uma ação que contribui para a sustentabilidade ambiental, preservando as nascentes, a mata ciliar e o meio ambiente, pois a partir do plantio de mudas nativas podemos recuperar o que foi degradado pelo homem durante tantos anos.   

Júlia Hoebel
07 de novembro, 2006.

 
Projeto Mel é Energia
 

> Ação de responsabilidade socioambiental, implantada através de Convênio de Cooperação Técnica firmado entre APIVALE e ELETROSUL, para promover a consciência ambiental e o plantio sustentável de espécies melíferas (pantas com floradas para o mel) e nativas da Mata Atlântica em municípios da Serra do Tabuleiro em Santa Catarina.
> Acontece de dezembro de 2004 a novembro de 2005, na primeira etapa.

O QUE ESTAMOS FAZENDO

> Apresentar o Projeto Mel é Energia, em conjunto com o Projeto “Casa Aberta” da Eletrosul, em pelo menos 10 Escolas Públicas Estaduais e/ou Municipais da Região da Serra do Tabuleiro fazendo o plantio simbólico de mudas melíferas e nativas.
> Realizar pelo menos 3 Encontros sobre o Tema Mel é Energia com Apicultores e Agricultores da Serra do Tabuleiro.
> Produzir e distribuir 3 mil Cartilhas e Folhetos sobre consciência ambiental entre estudantes e agroecologistas.
> Cadastrar pelo menos 60 agricultores para o plantio e monitoramento de espécies nativas.
> Distribuir, Plantar e Monitorar (por GPS), com o apoio da Eletrosul, 6 mil mudas de plantas melíferas e nativas das Mata Atlântica ao longo de 2005.

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA/ESTUDANTES

> Espaço e Agente de Difusão da Consciência da Preservação Ambiental.
> Estudante é o elo entre a Escola e a Família na difusão da Agroecologia.
> Vão acolher e cuidar o desenvolvimento das Mudas Nativas da Mata Atlântica.
> Receber certificados de “Escola e Criança Amiga da Mata Atlântica”.

PARTICIPAÇÃO DO AGROECOLOGISTA (APICULTOR/AGRICULTOR)

> É agente e dá espaço para a fixação da Consciência da Preservação Ambiental.
> Vai receber 100 mudas ou mais em sua propriedade, as quais serão monitoradas no seu desenvolvimento.
> Contribui com a ampliação da Pastagem Apícola e Restauração a Mata Atlântica.
> Recebe o certificado de “Agroecologista Amigo da Mata Atlântica”.


QUEM É A APIVALE


APIVALE - Associação dos Apicultores e Agroecologistas do Vale do Rio D’Una

> É uma ONG que faz 10 anos em 2005. Engloba 10 municípios da Serra do Tabuleiro e está sediada em Paulo Lopes – SC.
> Reúne Apicultores e Agricultores que praticam a Agroecologia como prática sustentável.
> Busca a organização social e fortalecimento dos seus associados para garantir trabalho, renda e qualidade de vida.
> Integra a Rede ECOVIDA, composta por 20 ONGs, 10 cooperativas, e 180 grupos de agricultores distribuídos em mais de 170 municípios e 100 feiras livres ecológicas.
> Está comprometida com o Meio Ambiente e a preservação da Vida no Planeta Terra.

O QUE A APIVALE FAZ

> Trabalha pelo crescimento sustentável da Apicultura e da Agroecologia.
> Contribui para a produção de Alimentos Orgânicos geneticamente corretos.
> Implantou a 1ª Feira de Produtos Orgânicos de Santa Catarina (Lagoa Conceição).
> Mobilizou-se para aprovar a Lei Estadual 12.282 – Lei da Merenda Escolar Orgânica.
> Realiza projetos de Responsabilidade Socioambiental (Mel é Energia).
> Preserva o Ambiente na sua Biodiversidade e na defesa da Água.
> Combate a Fome e defende um Planeta Sustentável.

PATROCÍNIO DA ELETROSUL

Essencial para assegurar a viabilidade e a continuidade do Projeto MEL É ENERGIA.