FAQ

FAQ

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

  1. Como posso adquirir o Kit Libras é Legal gratuitamente?
  2. Você só poderá receber o kit se estiver vinculado a algum órgão do Governo Municipal ou Estadual, também se você for ligado a uma associação ou entidade que atendam surdos, nos Estados: RS, SC, PR e nas capitais de SP, MG, RJ, DF e PE. A disponibilidade dos kits é condicionada ao cronograma de atividades realizadas pelo Projeto.

  3. Como posso comprar o Kit Libras é Legal?
  4. No atual momento, os kits não podem ser vendidos, pois fazem parte de um projeto de responsabilidade social patrocinado pela Petrobras. 
    O Projeto Libras é Legal juntamente com a FENEIS está discutindo uma maneira para tornar o kit acessível, ainda ao longo de 2007.

  5. Como posso entrar em contato com a FENEIS?
  6. A FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo) tem sede no Rio de Janeiro e filiais espalhadas em vários Estados Brasileiros. 
    Para entrar em contato com a FENEIS, basta acessar o site www.feneis.com.br ou o site do Projeto www.libraselegal.com.br .

  7. Como eu posso fazer o curso de Libras gratuitamente?
  8. Para a FENEIS, o curso de Libras é uma forma de sustentabilidade, portanto os cursos promovidos por ela são pagos através de uma taxa acessível. 
    Os cursos que o Projeto Libras é Legal realizam dentro do projeto de Responsabilidade Social com a Petrobras são gratuitos. Só que eles são realizados em parceria com governos estaduais, municipais ou entidades, respeitando um calendário anual, que pode ser verificado no site do Projeto. 
    Algumas instituições de ensino particulares ou públicas do Brasil já possuem o curso de Libras.  

  9. Como posso ter contato com pessoas surdas?
  10. Você pode ter contato com os surdos através das FENEIS. O site do LIBRAS É LEGAL  possui um fórum de discussão que você poderá se relacionar com surdos e ouvintes interessados nas questões surdas e discutir os seus diversos temas, ou também através da comunidade chamada KIT LIBRAS É LEGAL no site de relacionamentos ORKUT.

  11. Existem materiais audiovisuais no Kit Libras é Legal?
  12. O Kit originalmente era formado por livros didáticos, dicionário, jogos e uma fita VHS com a história do surdo. Esse material está sendo convertido para CD/DVD. Assim que estiver pronto o material audiovisual voltará a fazer parte do kit.

  13. Tenho um filho surdo, como devo proceder?
  14. A primeira coisa a ser feita é entrar em contato com uma entidade ou associação que atendam surdos. Se na sua cidade não houver, procure a Secretaria de Educação ou a Secretaria de Saúde do seu município, buscando a orientação de um profissional. O Projeto Libras é Legal orienta que todos os pais que possuem filhos surdos aprendam a língua de sinais.

  15. Como a empresa deve proceder com surdos?
  16. As pessoas que irão se relacionar com o colaborador surdo devem ter o conhecimento de Libras, senão tiver um conhecimento profundo, é recomendável uma noção básica, para que a comunicação se estabeleça. Assim o surdo não se isolará e nem se sentirá desmotivado, podendo dar a sua melhor contribuição para a empresa.

  17. O kit Libras possui materiais que auxiliam o surdo nas empresas?
  18. O PROJETO LIBRAS É LEGAL está finalizando um material de orientação específica para o relacionamento do surdo com a empresa. O material será disponibilizado ao longo de 2007.

  19. O kit Libras possui materiais que auxiliam o relacionamento do surdo com a família?
  20. O PROJETO LIBRAS É LEGAL está finalizando uma cartilha especializada chamada O surdo e a família. O material terá dicas diretas e objetivas para o bom relacionamento do surdo com seus familiares e a sua orientação para a vida na sociedade.  O material será disponibilizado no kit Libras ao longo de 2007.

  21. Como realizar oficinas do PROJETO LIBRAS È LEGAL?
  22. O Projeto tem duas programações, a regional que envolve os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a nacional nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília. A programação estará disponível no site do Projeto ao longo do ano. 
    A realização de oficinas em municípios que não fazem parte do Projeto deve ser patrocinada por órgãos do Governo Estadual, Municipal ou por empresas privadas, tendo as despesas dos surdos da equipe de trabalho pagas. As despesas são: passagem, alimentação, hospedagem e remuneração do instrutor surdo.

  23. É correto designar pessoas com deficiência auditiva por surdo?
  24. Não. Os surdos são as pessoas que nasceram surdas de forma congênita ou então por motivo de um acidente tornou-se surda. O deficiente auditivo tem problemas em sua audição, ele não possui uma surdez profunda como a de um surdo.

  25. É correto chamar o surdo de surdo-mudo?
  26. Não. A pessoa surda perde a capacidade da fala naturalmente, mesmo que ela tenha o aparelho fonador, isso porque não possui o retorno do áudio. O correto é simplesmente denomina-lo surdo.

  27. O meu Estado não faz parte do PROJETO LIBRAS É LEGAL, como posso participar?
  28. Você pode verificar formas de realizar oficinas no seu Estado ou Município junto à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação, para que elas viabilizem um convênio, que envolva recursos materiais e financeiros para que o Projeto possa realizar as oficinas.

Realização

Parceiros

Patrocínio